domingo, 3 de agosto de 2008

Fashionista

Ontem fui a Londres. Ver aquilo que tinha dito que queria ver. Fui primeiro à Sommerset House e saí de lá contentíssima com a fantástica exposição que tinha visto. Depois de um rápido almoço no Borough Market parti para Barbican e fui completamente arrebatada por uma das melhores exposições que vi (na minha vida). [Ainda bem que vi por esta ordem, senão arriscava-me a ficar desapontada com a Skin + Bones].
Skin + Bones faz paralelismos entre moda e arquitectura e em como estas duas disciplinas usam elementos comuns. Desde ambas terem o objectivo de nos abrigar passando pela Geometria, Volume, Pregas e etc. Cada elemento é provado por fatos lindíssimos e fotos ou modelos de edifícios. Nem sempre evidente, é um facto que há construções que se assemelham a tecidos e vestidos tão estruturados como se de um edifício se tratasse. Gehry e Foster, dois dos meus arquitectos preferidos, não podiam faltar.
The House of Viktor & Rolf está fantástica! As bonecas (maquilhadas e penteadas conforme as modelos que vestiram o respectivo fato na passerelle), as criações, a casa, a disposição... Conhecia poucas peças destes criadores holandeses e fui sobretudo porque queria saber mais acerca destes dois senhores que vendem um dos melhores perfumes da actualidade. A verdade é que, mais do que criadores, eles têm revolucionado o mundo da moda e cada apresentação das suas criações é um espectáculo original e sempre diferente do anterior. Colecções com nomes como L'Apparence du Vide, Russian Doll, Long Live the Immaterial (Bluescreen), Atomic Bomb, Black Light, Bells, Black Hole, White, Flowerbomb, Soilver, The Red Shoes, Bedtime Story, No, Upside Down deixam prever que os seus shows são extremamente temáticos.
Acho que numa das próximas vezes que vier para o UK, abro os cordões à bolsa e compro o Flowerbomb na freeshop.
Claro que ainda estou a pensar nuns quantos vestidos que vi por lá: Hussein Chalayan - Dress from Before Minus Now Collection Spring/Summer 2000 (1), Ralph Rucci - Vertebrae Infanta Gown Autumn/Winter 2004/2005 (2), Isabel Toledo - Pleated Dress Autumn/Winter 2005-2006 (3), Alexander McQueen - Dress from Scanners Collection Autumn/Winter 2003-2004 (4), Vivienne Westwood - Brown Duchesse Satin Bird of Paradise Dress from Propaganda Collection Autumn/Winter 2005 (5), V&R - Russian Doll 2nd layer Autumn/Winter 1999-2000, entre muitos outros, claro...
Aqui ficam as imagens de (1), (3) e (5), infelizmente os outros não consegui encontrar e não se podia tirar fotos...

7 comentários:

Rui disse...

Welcome back! :)

O Flowerbomb... lembro-me do que corri à procura desse perfume para oferecer como prenda a uma amiga, e finalmente quando o encontro, ia tendo um treco ao ler o preço. Teve que se contentar com um outro perfume... Mas cheira bem, sim.

Restelo disse...

Pois daí a expressão "abrir os cordões à bolsa", é tão caro como o Chanel nº5...

Wask disse...

ahhhhhh!!!
tu ja foste ver isso tudo!!! eu devia ter vergonha por ainda nao ter ido!!! :(
recebeste o meu email com o link? ;P

bjokas

Restelo disse...

Recebi o link, sim. Obgada
Há mais duas exposições acerca de moda:
-Little Black Dress até 25 de Agosto no Fashion & Textile Museum
-Fashion in the Mirror até 14 de Setembro no Photographer's Gallery
ainda não sei se tenho coragem de ir lá no próximo fim de semana...

Lua disse...

Eu também quero ir ver!

Cromossoma X disse...

ola linda! Quando voltares a Londres dá uma apitadela, quem sabe podemos ir ver as exposições juntas ou ir tomar um cafézinho?

Rui disse...

Bem... daqui a pouco estou a aprender Japonês ;)

Lilypie Next Birthday Ticker