quarta-feira, 22 de abril de 2009

BT - British Thieves!

Há coisas que são complicadas. Instalar uma linha telefónica no ilhéu não é pêra doce. Como se não bastasse a BT tem o monopólio da coisa! Deve ser mais ou menos como instalar uma linha em Portugal, onde a PT é dona e senhora dos cabos todos que por ali andam, contudo nunca tive o desprazer de iniciar uma actividade profissional com os senhores de Picoas. Até agora era provavelmente uma pessoa mais feliz por isso mesmo!

Mas como o mundo não é perfeito e a Broadband que a 3 me enfiou pela USB a dentro funciona conforme a maré tive de me render ao óbvio e procurar fornecedores alternativos para a Internet. Como o prédio é praticamente novo e somos os segundos inquilinos do apartamento (e conhecíamos as duas que estavam cá antes pois são nossas colegas de trabalho) não basta um telefonema do género:
-ah e tal e coiso, o número MAC é o 12345 e queremos instalar a internet da Tiscali

A coisa complica-se pois é primeiro que tudo fazer a conexão à rede. E quem é que é o único providenciador desse serviço? ADIVINHARAM!! A BT! Como tal a conversa foi mais do género:
-nome, morada, nº telemovel, antiga morada
-quero fazer uma conexão de linha
patati patata - 10min depois
-vou passar a chamada
logo a seguir
-nome, morada, nº de telemóvel, antiga morada, nº do cartão do banco para lhe tirarmos desde já £50 (!!) que é um depósito mas que devolvemos ao fim de 6 meses (sim 6!!!)
20 minutos depois
-estou a aguardar o OK do seu cartão, posso ligar daqui a 10-15min
-não, tenho de me ir embora, ligue-me amanhã de manhã
-10h?
-não, 8h30!

Portanto £50 de depósito, mais a conexão à linha que custa mais de £120, obrigatoriedade de contrato de 12meses (em que se paga £12 por mês) e a porcaria dos preços de broadband que têm (£15 é o mais barato)! Que grande roubalheira! O meu flatmate sugere quebrar logo o contrato com a BT (o que custa mais £80) e mudar logo para a Tiscali onde a mensalidade é de £15 e tem-se mais que com a BT (a nivel dos valores de downloads e não sei que mais.

Alguém tem alguma sugestão?

11 comentários:

Fénix Renascida disse...

Mas porque e que tu nao foste para a Virgin? Eu tambem me mudei para uma casa nova, eles vieram instalar a linha (se nao me engano paguei £30 por isso), e agora pago £30 por mes por TV, broadband e telefone!

Fénix Renascida disse...

Ah, e nao tenho que pagar nada a BT!

Kika Canas da Lapa disse...

Faças o que fizeres, não mudes para a PT :P

Lua disse...

Em termos de internet tudo depende do quão perto estás do server para uma boa ligação. Eu nunca me metia na virgin nem tiscalis porque são uns ladrões geralmente mas tudo depende dos servers que estão perto da tua zona. Nós pagamos à volta de 20 (só pela internet) mas pelo que sei temos o dobro da maioria das pessoas e unlimited download, o que para nós é bastante importante. Temos O2 e sim, pagamos a mensalidade à BT.

Tuga em Londres disse...

A mim tb me aconteceu isto que tambem nao tinha linha na casa quando me mudei para cá. Fiz o mesmo que a Lua e instalei a BT, pago a linha da rede para a BT e as chamadas também ja que consegui um plano em que por mais cerca de £4 ao mes tenho chamadas gratuitas para linhas fixas no estrangeiro (muito útil para telefonar para a avó e afins que nao usam skype) e para a broadband liguei-me logo 'a O2 a quem paga £8 por mes com direito a downloads ilimitados e raramente nos deu problemas alguns. Mas olha que tambem só fui para a O2 porque nao tinha a hipotese de ter Virgin na zona, que senao tinha ido para a Virgin como a Felix que a brincadeira ficava bem mais barata.

travellersoul disse...

Ola!

Eu fiz uma conexão à linha directamente com a Tiscali! Demorou um mês, mas custou só £35 (exactamente há um ano)!

A situação é idêntica, também fui a primeira pessoa a viver no apartamento.

Fala com a Tiscali e boa sorte!

travellersoul disse...

Ja agora, a melhor de todas é sem dúvida a Virgin. Mas se não tiveres acesso na tua ára (eu não tinha), a Tiscali é mesmo boa opção. Rápida, nunca falhou, modem wireless, tráfego ilimitado e bem baratinha comparada com as outras (televisão vejo pelo pc). São é um bocado chico-espertos e tentam cobrar por imensas coisas, aconselho apenas a teres todos os papeis de contracto e recibos à mão! ;)

jojo disse...

Quando me mudei para Ealing, mandei vir a BT porque queria instalar a SKY lá em casa.
Tive que esperar 1 mês para que o meu pedido fosse aceite (???).
Depois demoraram mais 15 dias para vir instalar a linha, ainda não havia nada lá em casa.
O técnico foi lá a casa, paguei uma fortuna para ele juntar lá os fiozinhos e depois tive que esperar mais sei lá quanto tempo para que a linha ficasse activa. (!!!)
Dois meses passaram sem que eu tivesse telefone e por arrasto, tv e internet.
Quando me registei pedi para ficar a pagar mais 1 libra por mês mas tinha chamadas internacionais mais baratas.
Isso não aconteceu então recebi uma conta assustadoramente gigante para pagar. Reclamei e rectificaram.

Olha foram tantas chatices que acabei por não encomendar a SKY porque entretanto perdi a promoção dos amigos de borla. Tive que arranjar um dongle de banda larga movel da 3 que era a morte lenta.

Como só fiquei naquela casa por 6 meses depois mandei cancelar a BT e paguei mais um disparate de dinheiro porque ainda não tinha feito um ano.

Se ainda fores a tempo DESISTE DA BT.


beijinhos
jo

Carla disse...

Olá eu tenho a O2 pago £7.50 por mes ( agora um bocadinho menos devido á mudança de VAT)e tenho BT só linha. Para mim resulta e nao tenho reclamacoes, antes pelo contrario acho o serviço optimo.

bOA SORTE

Restelo disse...

Fénix, não só a Virgin não existe aqui na zona como também não prevê vir para aqui nos próximos meses (telefonámos a perguntar)

Kika, mata-me se eu fizer isso! Demência no auge, só podia!

Travellersoul: só para ter a certeza: conexão à linha? É que isso só a BT é que faz (achava eu). Activar a linha isso a Tiscali pode fazer, mas são coisas diferentes. Se me confirmares que foi conexão fico já toda contente e ligo já para a BT a mandá-los à fava!

Aos restantes: muito obrigada pelas histórias! Ficam os avisos e as sugestões sobre os quais vou pensar!

travellersoul disse...

Eu tambem achei estranho, mas a BT fez a activacao da linha (o tecnico foi la casa, ligou aquilo e deu-nos o numero de telefone), nos demos esse numero a Tiscali e so pagamos £35 a Tiscali. Se a tiscali pagou o resto a BT, ja nao sei, mas foi so isso que paguei!