quarta-feira, 15 de abril de 2009

Portugal é um país de 3ºmundo

É triste, sem dúvida que é!
O Guardian tem uma notícia cujo excerto copio aqui:
“Luis still gets up at 6am to milk the cows before going to college, while Cristina studies to become a pharmacist and lives behind bolted doors in her parents' house - convinced someone is going to kidnap her.”

Realmente o Guardian ainda pensa que Portugal é um país do terceiro mundo! Não que tenha particular orgulho em ser Portuguesa, tenho orgulho em ser quem sou e como sou e acho que uma nacionalidade que nos é imposta não é obrigatoriamente algo do qual nos temos de orgulhar, só porque nascemos naquele pedaço de terra. Claro que admiro a coragem dos navegadores do século tal e coisa, tal como fico fascinada com o contributo de outras nações para avanços na economia e na ciência. Nenhuma nação é melhor que a outra, cada uma contribui para a humanidade de maneira diferente.

Agora aqui trata-se de um caso de falta de verificação de factos! E autointitulam-se estes senhores de jornalitas!

Infelizmente, por estas e por outras (aka preconceitos) é que bem tento passar despercebida (ou seja, não ando aí com a bandeira na testa), pois a minha paciência para os olhares reprovadores e moralistas já se foi há muito tempo. Não é vergonha de ser Portuguesa, e vergonha das pessoas não saberem do que falam...

17 comentários:

Gonçalo Rodrigues disse...

So para dar conta do meu regresso. Continuas a dar cartas pela blogomania...*

Eugénio disse...

Ingleses... em termos de cultura sobre outros países e geografia são uma nulidade!


Vê esta:
http://my.opera.com/yevgeny/blog/nova-rubrica-ohh-my-goodness-me

Kika Canas da Lapa disse...

Se o preconceito existe entre nós, o que esperar dos outros?

E sim Portugal será sempre visto como a terriola onde mora o ti jaquim que trata dos nabos e a ti maria que tem um bigode até aos cotovelos :P

Pedro Duarte disse...

Em muitos aspectos, parece-me que eles são auto-críticos, ou melhor, "crucificam-se" ou vangloriam-se um pouco ao sabor do vento.
A "coisa" piora um pouco com os "exportados". Observe-se o exemplo do "nosso" Ronaldo que tanto é bestial como... besta! Enfim...
Por isso digo, bifes, só de "baca"...

purpurina disse...

e levantares a cabeça contribuindo para que essa ideia de atraso se vá diluindo aos poucos?

Marshmallow disse...

O que É Triste é a ganância de algumas pessoas!!! 7.5 MILHOES de EUROS para cada um não chegam!!! Não conseguem chegar a acordo?!

Tuga em Londres disse...

Mas e a que proposito é que o Guardian estava a fazer essa descricao de Portugal? Qual era o contexto da noticia? Sim, tens razao claro que nao é preciso ter orgulho do país em que se nasce mas acho que é bom é nao mostrarmos vergonha também que é para nao transmitir a ideia de que Portugal é pior do que é.

Once Upon A Time Productions disse...

Obrigada por nos ajudares! :)

Eheh!

Fica bem!

Gi disse...

O que o Sr. Jornalista não percebeu é que a Cristinha fica em casa quando chegam ingleses, porque tem medo que os ingleses a raptem, pois está claro.
É que ela leu as notícias da Maddie porque JÁ não é analfabeta. ;)

Marshmallow disse...

Mas alguém leu a mesma notícia que eu? Então essas duas bestas têm a sorte de lhes sair o Euromilhoes e em vez de gozarem o prémio, perdem o tempo em tribunais porque 7.5 Milhoes não lhes chegam!! A Cristininha não devia ter medo de ser raptada mas sim de levar um bom par de estalos!!

Restelo disse...

Gonçalo: fico contente pelo regresso, já não era sem tempo!
Purpurina: consigo convencer pessoas minimmente educadas a ir a Portugal para umas férias, agora para os ignorantes já não tenho paciência. Provavelmente nem dariam o devido valor a Portugal.
Marshmellow: é verdade...
TEL: o link para a notícia está lá! E eu não disse que tinha vergonha, disse que não tinha paciência (vê o que disse à purpurina)
Gi: gostei da teoria!

Restelo disse...

P.S. Importantíssimo: acho que algumas pessoas confundem "não ter especial orgulho" com "ter vergonha". NÃO É A MESMA COISA!!!

r i t a disse...

Isso vindo de Ingleses não me admira nada...sempre pensaram e pensam que são os melhores...!
Todos os países têm coisas boas e más...e eles falam falam mas vê la se nas férias não vão para Pt...enfim!

Anónimo disse...

Não nos livramos desses estereótipos... deixa estar por cá eles são os fulanos que bebem tanto que nem alcool podem ter nas farmácias.
Beijo

Anónimo disse...

Ola!

So queria esclarecer este equivoco! O artigo do Guardian e' simpelsmente uma traducao 'a letra de um artigo do Publico online que saiu ha mais ou menos um mes atras! :) E foi mesmo assim que os intervenientes descreveram o seu dia-a-dia aos jornalistas. Acho que e' apenas um motivo de orgulho, termos jovens universitarios sem vergonha de admitir que ordenham as vaquinhas todas as manhas! ;)

E ja agora, todos os ingleses que leram o artigo e que, por ser tuga, logo comentaram comigo, apenas acharam estranha a historia em si! Aqui tambem ha milhoes de criancas/jovens que vivem em quintas e como tal, tem de tratar dos bichitos pela manha, antes da escola.

E ja agora, parabens pelo blog, adoro ler-te!

Restelo disse...

Pois olha, eu ainda pensei que eles tivessem ido buscar isto ao "Diabo" ou "Correio da Manhã", daí o "típico português"...

Lua disse...

Olha Restelo, em vez de deixar o comentário aqui, escrevi um post no blogue. Não leves o post a peito mas acho que já sabes que nisto discordo um pouco contigo. Já há muito que andava para escrever also semelhante por isso não é nada pessoal, ok?

:)

Lilypie Next Birthday Ticker