domingo, 2 de agosto de 2009

Movimentos estranhos

Estava eu muito contente a tentar marcar um hotel em York senão quando o meu cartão decidiu não funcionar. Pensei que fosse porque o Barclays tem um sistema muito restrito e a password que estava a pedir era uma que não tinha comigo. Contudo, recebo pouco depois um telefonema do banco a informar que me "anularam" o funcionamento do cartão devido a movimentos estranhos...

Acho isto muito louvável e de alguma utilidade. Já tinha ouvido falar que com os bancos ingleses, antes de ir para o estrangeiro é melhor telefonar a avisar senão eles "anulam" o cartão.

O que eu achei hilariante foi o que eles consideram "movimentos estranhos" pois apenas me perguntaram por um jantar em Canterbury e uma viagem para PT (comprada à TerminalA a quem já comprei outra passagem no passado). Portanto a contra de 3 dígitos na Monsson pareceu-lhes perfeitamente normal, mas 13 libras por um jantar e 125 por uma passagem LHR-LIS já é de desconfiar...

Antes de ir para NY vou avisá-los senão ainda põem a CIA atrás de mim quando eu for ao MacDonalds...

6 comentários:

Anónimo disse...

A mim também já me aconteceu isso! Tu sabes bem que eu farto-me de viajar e como tal tenho que marcar uma data de viagens. Quando marquei a viagem para o Japão fui quase ao limite do cartão e o banco não disse nada. Mas quando marquei para Istambul, que eram literalmente meia dúzia de tostões, anularam-me o cartão porque consideraram movimento estranho! Enfim!

Joana Saramago disse...

eu tambem tinha uma conta no barclays.
uma vez numa loja na regent street (depois digo-te qual se quiseres saber) clonaram-me o cartão e levantaram 35000 dólares jamaicanos - na jamaica.
eu ia tendo um treco. Eram *só* trezentas e poucas libras mas era o meu salário da semana.
tive que fazer uma queixa, o caso foi investigado e o banco devolveu-me o dinheiro, mas só ao fim de muito tempo.


Depois, muito tempo depois, comprei uma viagem para os açores com partida de lisboa.
E zuppas!! Cartão cancelado por motivos de suspeita de fraude.
Ora quando o cartão foi mesmo clonado ninguem suspeitou que a seguir a uma tarde inteira de movimentos nas lojas de londres fosse feito um levantamento na jamaica, mas uma compra pela internet em altura de férias já levanta suspeitas.

O barclays até irrita.

Anónimo disse...

Oh mais vale perderes umas horitas do que dinheiro! A mim felizmente acharam suspeita uma compra de £400 em artigos de aumento muscular e cancelaram a transaccao! Ate hoje estou para saber quem me clonou/surropiou o cartao para tao digna compra! ;)

Irina A. disse...

Existe uma entidade que controla os movimentos dos cartões, sejam eles de crédito ou débito, sendo que os de crédito são mais supervisionados que os de débito.
Em Portugal, a entidade que controla estes movimentos, é a SIBS, no estrangeiro n sei, mas será uma idêntica provavelmente.

Imagina um computador que está constantemente a fazer o registo de todos os cartões que estão a ser utilizados em Portugal. Esse computador faz o registo de todos os movimentos, com os nomes das lojas onde estão a ser movimentados e respectivo horário dos movimentos.

Quando um cartão é movimentado fora do território nacional, dispara um alerta na SIBS, e nessa altura a entidade responsável (o teu Banco) por questões de segurança bloqueia o teu cartão. Posteriormente procedem a uma chama telefónica para ti, para se certificarem que és tu que estás a movimentar o cartão. Nessa altura é retirado o cartão de Lista Cinzenta e passa a Lista Verde novamente. Isto acontece mais com cartões que raramente são movimentados fora do território de emissão.

Este procedimento ocorre devido às colonagens de cartões.

Espero ter esclarecido :o)

Restelo disse...

Ah claro que esclareceste, mas o problema é que Canterbury é no UK...

Irina A. disse...

Isso tem explicação. Quase que te garanto que a entidade onde estavas a passar o cartão estava em offline, e nessa altura o movimento que fazes em Inglaterra assume a operação no terminal da central sede, que pode ser noutro país qualquer.
Nessas alturas é o bastante para te meterem o cartão automaticamente em Lista Negra, porque os computadores que fazem o reconhecimento da passagem do teu cartão em terminal POS (, assumem que tu estás a pagar na zona X mas o crédito está a ser feito na zona Y. Ou seja, voltamos novamente à famosa possibilidade de colonagem ou desvio de capital para conta não autorizada. ;o)

Lilypie Next Birthday Ticker