quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Low-cost e voo cancelado

Não tenho nada contra, mas a verdade é que não tenho hábito de viajar em companhias aéreas low-cost. Há uns anos fui na Vueling até Madrid e regressei muito bem, sem problemas. Simplesmente, aqui em Londres nenhuma low-cost voa de Heathrow e essa é a principal razão para não as utilizar. Como tal vario entre British Airways e TAP. Moro a 30min e £4 de autocarro de Heathrow e se for preciso, um táxi (que eu chame) custa menos de £20. Ora se eu tiver de ir para qualquer outro aeroporto, terei de apanhar vários transportes que não só custam dinheiro, como também tempo. Claro que os voos são mais caros, pois por muita antecedência que eu compre os bilhetes, o mínimo que já paguei foram £100 e normalmente não passa dos £150.

Recentemente tenho também reparado que as soluções apresentadas, em caso de cancelamento de voo, entre a BA/TAP e as low cost, são bem diferentes. Devido ao nevão que tem coberto o ilhéu com um lençol branco, o meu voo (BA) de ontem (partida às 18h50) foi cancelado. O vôo de substituição que me foi proposto partia no dia a seguir (TAP) às 9h50. Contudo, pessoas que voavam com a Easyjet e era suposto virem hoje tiveram a proposta fantástica de regressar no dia... 14!! Também sei de um caso que o voo de dia 18/Dez foi cancelado e a proposta desta mesma companhia foi... dia 27! So much for Xmas with the family, né?

Portanto, entre chegar uma semana (ou mais) ou menos de 24h depois, acho que vou mesmo continuar fiel à BA e à TAP.

8 comentários:

Marshmallow disse...

Quando precisei inesperadamente e numa altura complicada, a TAP foi a única que deu resposta imediata e me pôs em Portugal a tempo. E o voo de ida (com lugar marcado, refeição e 20k de bagagem) custou menos do que o voo de regresso numa low cost. No entanto, tive que ir para Gatwick, + ou - 2h de carro para mim. Apesar de estar de acordo contigo, continuo a achar as low cost uma melhor opção para viagens económicas na Europa. Desde que tudo corra sem percalços, claro!

Sofia disse...

Apesar do stress por causa da possivel greve da BA, atrasos no voo e reducao na quantidade de comida que nos dao no voo fiquei contente por ter escolhido a BA por sair de Heathrow e ser um dos poucos aeroportos a funcionar quase a 100% mesmo com o mau tempo.

De qualquer forma no resto do ano prefiro viajar de Luton com a Easyjet porque o aeroporto fica a meia hora de casa.

AvoGi disse...

As passagens de comboio da estação de Victoria para Gatwick não são caras havendo a possibilidade de se comprar ida e regresso. já utilizei muitas vezes sesta serviço e gostei.É muito fácil, pois o comboio parte de dentro do aeroporto de gatwick. Os meus familiares tb vivem perto do Heathrow mas utilizamos sempre e repito sempre as viagens de baixo preço .

Rita disse...

Ontem regressei a Turim pela Easyjet porque fui ver dos bilhetes muito tarde e pela TAP já estava um balúrdio. Mas foi mesmo só esta viagem. Estava borradinha de medo que Milão estivesse toda nevada e se ia acontecer algum imprevisto.

E se virmos bem não há muitas diferenças entre os preços da TAP discount e a maioria da easyjet.

Anónimo disse...

Pois, a quem o dizes amiga... a mim o barato saiu caro!
Lição aprendida: no Inverno usar sempre TAP ou BA.
Mas no resto do ano vou continuar a usar a companhia mais barata, seja ela a Easyjet, TAP ou BA. De referir que já saí de Portugal há 8 anos e nunca tinha tido um voo cancelado! Enfim, tinha mesmo que ser nesta altura, depois de tudo o que me aconteceu recentemente.
Mas o importante foi mesmo ter ido a Portugal e ter estado com a família :)! Valeu mesmo a pena :)!

Beijiiiiiiiinhos, saudades e vejo-te em breve

Restelo disse...

Sim, concordo com as opiniões que deram. Não acho que as low-costs sejam a pior coisa do mundo e quem me dera ter a sorte que elas partissem de Heathrow (acho que durante o ano as usaria), mas a verdade é se calhar o melhor é mesmo não arriscar no inverno.
Estive a ver que um return daqui a Gatwick custa-me £30 e total de 3h. Ora isto vs £8 e 1h de autocarro até Heathrow...

headache disse...

...e abençoada KLM que me trocou um voo que perdi sem custos nenhuns apesar de nem ser culpa deles :)

Miss Complicações disse...

Em Portugal há companhias low-cost que só fazem voos a partir do Porto. Nesses casa não compensa para quem está em Lisboa.

Lilypie Next Birthday Ticker