terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Segurança no Aerporto de Schiphol

Isto aconteceu-me no regresso da minha recente viagem a Schiphol. Para quem não sabe este aeroporto tem uma organização ligeiramente diferente de muitos outros aeroportos (que eu conheça, é único) no sentido em que só se passa "a segurança" (aka raios-x), mesmo antes de entrar na porta de embarque. Ou seja, enquanto que em Lisboa se passa "a segurança" a seguir ao check in sendo esta para todos os passageiros e todas as portas de embarque, em Schiphol, cada porta de embarque tem a sua zona "de segurança".Como tal, a ideia de aparecer na porta de embarque 5min antes do fecho destas não é boa ideia, acreditem, falo por experiência própria... As vantagens de ser assim é que realmente não há uma fila infindável para passar "a segurança" em que umas pessoas têm voos daí a 20min e outras daí a 4horas. Por outro lado, não há hipótese de comprar uma garrafa de água que se possa levar no avião.

Ou pelo menos, era o que eu pensava...

Pois nesta última vez, estava eu na fila para passar "na segurança" e como de costume, emborquei o resto da água que tinha na garrafa (de 33cl). Garrafa esta que nem tinha comprado no aeroporto, não que isso seja particularmente importante, estava aberta e prontos. Visto que o caixote de reciclagem de garrafas estava por trás da senhora segurança que metia as malas no tapete eu esperei por estar a por as minhas tralhas no dito tapete e pedir-lhe para por a garrafa no respectivo caixote. Como tal, quando chegou a minha vez, de garrafa vazia na mão, virei-me para ela e disse qualquer coisa do género
-it's to throw away (assim a modos que apontando para o caixote que estava atrás dela; quase com receio que ela me chateasse por ter ali a garrafa!)
Ela nem hesita, pega na garrafa e num dos tabuleiros, METE A GARRAFA NO TABULEIRO QUE VAI PASSAR NOS R-X e ao mesmo tempo diz
-pode levar e se quiser pode encher na sala seguinte pois tem uma fonte
Eu meio apardalada com a situação, ou muito obedecedora das ordens que ela deu, lá deixei passar a garrafa. A verdade é que mais ninguém me disse nada, mas eu tenho quase a certeza que recipientes (vazios ou não) de mais de 100ml não podem passar e fiquei por mim a pensar, eu cá sei que não faço mal nenhum, mas eu sei lá a quem mais ela deixou passar um recipiente deste tamanho?!

3 comentários:

Ska disse...

se nao deixassem passar recipientes vazios ou nao, como é que se podia comprar garrafas d água lá dentro?

headache disse...

Schiphol só tem este sistema de x-ray at the gate na zona internacional.

Na zona Schengen a segurança é comum.

Além do mais, tinhas esvaziado a garrafa, logo não havia liquido nenhum dentro dela e não tinhas hipótese de lá colocar coisas estranhas.

É de facto permitido ter garrafas grandes para além do gate... desde que se consiga garantir o conteúdo. Daí tudo o que compras no duty-free (líquido) ser fechado num saco inviolável.

Jojozinha disse...

Mandei-te agora mesmo um mail! :)

Lilypie Next Birthday Ticker