domingo, 1 de dezembro de 2013

Na cozinha com... a Restelo

Há ANOS! Há anos que não escrevia nesta rubrica. Tenho cozinhado, claro que sim, mas em geral não tenho prestado tanta dedicação ao blog... Mas hoje foi um dia excepcional! Cozinhei um bolo!!! Bem, por acaso deveria escrever, estou  a cozinhar, que o malandro ainda está no forno e eu ainda não estou safa. Pois à semelhança do programa "The Great British Bake Off", decidimos ter a nossa competição lá na equipa do trabalho a ver quem é o melhor a "baking".  Decidi seguir uma receita de Bolo de Natal (mesmo assim tive de fazer ajustes), do blog da Isabel Zabaia Rafael. Sá a conheço do blog e fui lá parar há anos. Tendo em conta que estou fora de Portugal há 6 anos não faço ideia se ela tem sucesso ou não, só posso dizer que o blog tem umas fotografias super apetitosas e se eu tivesse tempo e paciência comia (quase) tudo o que ela lá põe!
Quanto à je, que adora cozinhar mas que nunca se aventurou a bolos, lá vou aprendendo. Esta vai ser a segunda edição, na primeira fiz um quindim, mas misturei 3 receitas e nem sei bem o que fiz... Ganhei o 2º lugar, mas acho que foi porque ninguém sabia ao que aquilo era suposto saber ou parecer. Tal como dá outra vez, há um plano B, caso a coisa não resulte bem... Se tiver de ir para o plano B perco automaticamente uma carrada de pontos por isso aí não ganho de certeza...
Plano A

Plano B
Relativamente a receita...
Ingredientes:
4 ovos
350 g de açúcar
300 g de farinha com fermento
220 g de cenoura ralada crua
120 g de nozes e amêndoas picadas
120 g de passas de uva (escuras)
120 g de passas de uva (douradas)
120 g de ananás picado (100 g de ananás seco e 20 g de ananás fresco)
75 g de coco ralado
2,5 dl de óleo (vegetal)
margarina para untar
farinha para polvilhar
1. Bater o açúcar com as gemas - não ficou creme como dizia na receita...
2. Juntar a cenoura ralada e os restantes ingredientes com excepção da farinha (esqueci-me da canela por isso tirei da lista de ingredientes). Mexer bem. (Quando coloquei os frutos envolvi-os num pouco de farinha, para que não ficassem no fundo.)
3. Acrescentar a farinha e misturar bem.
4. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Envolver as claras na massa com cuidado.

Colocar na forma...

Eu acho que a minha é pequena (18", é a única que tenho) mas não dizia que tamanho era preciso...
5. Levar a cozer em forno pré-aquecido numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha. Pus 150º em forno com ventoinha (na receita original dizia 180 mas não dizia da ventoinha e como da ultima vez me lixei com essa diferença, desta preferi não arriscar). Depois de 1h a 150, aumentei para 170 e la ficou mais 40minutos...
6. Antes de retirar do forno verificar a cozedura com um palito.
7. Desenformar (polvilhei um bocadinho de canela para compensar...) depois de arrefecer. Decorar a gosto. Quando coloquei os frutos secos picados envolvi-os num pouco de farinha, para que não ficassem no fundo.

Sem comentários: