segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Melhor é não adoecer

No ExpressoOnline estive a ler as conclusões do Estudo da Health Consumer Powerhouse. Conclui-se aquilo que qualquer português estaria à espera, ou seja, que há "necessidade de melhorar o acesso aos cuidados de saúde, reduzir os tempos de espera e gerir melhor o investimento no sector." Ora se me tivessem vindo perguntar isso a mim, eu tinha-lhes poupado uma batelada de dinheiro, mas não é grave, o importante era chegar às conclusões correctas e isso eles conseguiram.
O RANKING 2007 está assim:
1.º Áustria 2.º Holanda 3.º França 4.º Suíça 5.º Alemanha 6.º Suécia 7.º Noruega 8.º Finlândia 9.º Dinamarca 10.º Bélgica 11.º Luxemburgo 12.º Estónia 13.º Chipre 14.º Espanha 15.º República Checa 16.º Irlanda 17.º Reino Unido 18.º Itália 19.º PORTUGAL 20.º Eslovénia 21.º Grécia 22.º Malta 23.º Eslováquia 24.º Hungria 25.º Roménia 26.º Lituânia 27.º Polónia 28.º Bulgária 29.º Letónia
Note-se que países como a Estónia, Chipre, República Checa estão à nossa frente. Admito que para mim, foi uma surpresa. Por outro lado, a nossa eterna rival, a Grécia ficou depois de nós. A GRANDE conclusão a tirar é mesmo: se em Portugal, o melhor é não ficar doente.
OBS: há não muito tempo fui ao centro de saúde para depois ser pedida a consulta da especialidade. Dia 15 de Julho fui ao Hospital para marcar a consulta; em Agosto enviaram-me uma carta a informar que a consulta tinha ficado marcada para dia 19 de Setembro. 2meses! Quando se está mal acreditem que 2 meses é uma ETERNIDADE! Claro que entretanto fui a um médico particular, felizmente posso, e já não fui à consulta. Pensam que alguém veio ver se eu tinha morrido entretanto? Claro que não!

Sem comentários: